Agetransp discute concessões em transportes durante seminário

Com a presença dos principais especialistas das áreas de regulação e transportes do país, a Agetransp realizou nesta terça-feira (19/12), na Fecomércio, no Rio, o seminário " Concessões em Transporte e o Bem-Estar da População".
 

O presidente da Agetransp, Adolfo Konder fez a abertura do evento, que teve o objetivo de discutir com a sociedade temas relevantes, referentes à regulação e à melhoria da qualidade da prestação de serviços à população.
 

"O seminário é uma oportunidade única de discutirmos os principais objetivos de uma agência reguladora. Além de promover de forma eficiente a melhor prestação de serviços aos usuários do sistema de transportes da região metropolitana", afirmou o conselheiro presidente da Agetransp, Adolfo Konder.
 

Além do presidente Konder, também estiveram representando a Agetransp o vice-presidente, Charlles Batista, e o conselheiro Vicente Loureiro, responsável pela coordenação do evento. A deputada estadual Tia Ju; o presidente da Associação Brasileira de Agências Reguladoras (ABAR), Vinícius Benevides, o chefe de gabinete da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Allan Milagres, o presidente do DER (Fundação Departamento de Estradas de Rodagem), Pedro Ramos; o superintendente executivo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Rodrigo Carvalhal;  o presidente do Metrô Rio, Guilherme Ramalho, entre outros especialistas   no tema do seminário,  marcaram presença entre os palestrantes do seminário.
 

O seminário foi dividido entre quatro eixos temáticos: 1 - O papel da regulação na melhoria dos serviços e bem-estar da população; 2 - O impacto das novas tecnologias na mobilidade urbana; 3 - Receitas não-tarifárias e a sustentabilidade dos transportes; e 4 - Perspectivas para a integração intermodal e controle social nos meios de transporte. Os debates tiveram como mediadores o jornalista Ascânio Seleme, e o economista Manuel Thedim.

 

Conselheiro Charlles Batista

"Precisamos escutar mais a população e garantir às pessoas condições melhores de transporte", explicou o vice-presidente da Agetransp, Charlles Batista.

 

"A ação regulatória ainda é pouco conhecida no Brasil. Precisamos enaltecer a importância da regulação na melhoria dos serviços concedidos", analisou o conselheiro Vicente Loureiro.

 

O seminário contou com a presença de cerca de 200 pessoas, entre representantes da sociedade civil, das  concessionárias e de órgãos de municípios, do Governo do Estado e da União.
 Além do seminário, os participantes também puderam conhecer 20 projetos selecionados pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RJ), elaborados por arquitetos e por estudantes de Arquitetura e Urbanismo de universidades do Rio de Janeiro.
 

Os projetos utilizam espaços no entorno de estações ferroviárias, como as de Nova Iguaçu, Nilópolis e da Central do Brasil, com a melhoria dos acessos, implantação de lojas comerciais e de serviços. "Esses espaços precisam ser ocupados de forma organizada e é necessário que o Poder Público incentive esse ordenamento", explicou Pablo Benetti, presidente do CAU-RJ.

Whatsapp Facebook Twitter
VOLTAR