Agetransp fiscaliza equipamentos de acessibilidade em cinco estações da Supervia

Para reforçar a fiscalização das condições dos trens da Supervia, equipes da Agetransp percorreram nesta segunda-feira (29/7) cinco estações do ramal Japeri. Acompanhados de agentes da Ouvidoria e do gabinete da presidência da agência, os fiscais da Câmara de Transporte e Rodovias (Catra) verificaram tópicos como a acessibilidade das estações, além de infraestrutura, iluminação e o sistema de comunicação visual e sonora.

Nas cinco estações visitadas – Nilópolis, Edson Passos, Mesquita, Presidente Juscelino e Nova Iguaçu - foi constatada a falta de elevadores, o que compromete a acessibilidade de pessoas com deficiência e idosos aos trens da Supervia. Também foi verificada ausência de piso tátil regular, tanto nos mezaninos quanto nas plataformas de embarque e desembarque.

Na estação de Edson Passos foram constatadas duas telhas quebradas, que servem de cobertura para os passageiros, além de alguns assentos danificados. Os agentes também verificaram o funcionamento do sistema de som, que apresentou muitos ruídos, o que dificulta o entendimento dos passageiros sobre as mensagens e avisos sonoros.

Toda a ação da Agetransp foi acompanhada pelo advogado Charles de Souza, integrante da comissão da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Ele, que é cego, elogiou o trabalho de fiscalização feito pela Agetransp, ressaltando que as pessoas com deficiência sentem muitas dificuldades de acesso ao sistema de transporte no Rio, principalmente nos trens.

- A falta de piso tátil é um problema constante nas estações da Supervia. As pessoas com deficiência têm sempre que andar acompanhados de algum parente ou amigo porque não há o apoio devido da Supervia - explica Charles de Souza.

A equipe da Ouvidoria acompanhou a fiscalização e conversou com passageiros, que relataram problemas, como os intervalos irregulares, principalmente durante a manhã, em todo o ramal de Japeri. A Catra vai notificar a Supervia sobre as irregularidades encontradas.