Agetransp integra ações do Agosto Lilás e reafirma compromisso com pautas de prevenção e respeito
Na tarde desta quinta-feira, 18/9, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, promoveu no auditório do MetrôRio mais uma ação da Campanha Agosto Lilás – Respeito no Caminho.
A atividade contou com a palestra SerH, conduzida por Paulo Sarcon, coordenador de Educação e Responsabilização do Homem, da Secretaria da Mulher. O encontro teve como objetivo sensibilizar os homens no combate à cultura de violência contra a mulher, propondo uma reflexão sobre masculinidades e suas influências nas relações pessoais e sociais.
Durante a apresentação foram abordados temas como os estereótipos que impactam o cotidiano masculino – desde a dificuldade em expressar emoções até comportamentos que podem contribuir para a manutenção de ciclos de violência.
“Nós, homens, precisamos compreender que a violência contra a mulher é crime e, sobretudo, uma violação dos direitos humanos. Muitas vezes, o foco nas mulheres pode nos fazer perder o acesso aos homens, mas é fundamental incluí-los nesse debate”, destacou Paulo Sarcon.
Ele também ressaltou a importância do Programa SerH como inovação da Secretaria da Mulher:
“Criamos a Coordenação de Educação e Responsabilização do Homem, responsável por ações em três eixos: responsabilização, prevenção da violência e promoção do cuidado. Já atendemos mais de mil homens privados de liberdade neste ano, e seguimos com grupos reflexivos para autores de violência em todos os 92 municípios do Estado”.
Na dimensão preventiva, o coordenador lembrou que o combate à violência vai além do ambiente doméstico:
“É preciso tratar o tema dentro de empresas, escolas, clubes de futebol, templos religiosos e instituições diversas porque o assédio e a importunação sexual também fazem parte dessa realidade que precisa ser enfrentada”.
Sarcon ainda reforçou que o cuidado deve ser entendido como responsabilidade de todos:
“O cuidado não é exclusivo do feminino, é humano. Envolver os homens nas políticas de cuidado é fundamental porque a cultura do cuidado se contrapõe à cultura do estupro. Isso passa por saúde física, saúde mental, paternidades saudáveis e por um novo olhar sobre como educamos nossos meninos, para que cresçam baseados no respeito e na não violência”.
A iniciativa também convidou os participantes a pensar em compromissos práticos para a construção de relações mais justas e saudáveis, reforçando o papel do SerH como espaço de apoio e transformação.
Essa atividade integra o conjunto de ações realizadas no Agosto Lilás, mas reforça que a pauta do enfrentamento à violência contra a mulher não se limita ao mês de agosto. Será tratada em diferentes momentos do ano, fortalecendo o diálogo contínuo com a sociedade.
A realização desta palestra integra as ações de conscientização promovidas pela Agetransp, em parceria com instituições públicas e privadas, reafirmando o compromisso da Agência em realizar campanhas educativas que dialoguem com a sociedade e fortaleçam a cultura de respeito nos transportes e no cotidiano.