Agetransp participa de audiência pública na Alerj sobre direitos de idosos nos transportes

A Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso e a Comissão de Transportes, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizaram audiência pública conjunta, nesta quarta-feira (21/8), para debater a violação dos direitos da pessoa idosa nos transportes públicos do Estado do Rio. Representando a Agetransp nessa agenda, o assessor jurídico Yubirajara Filho destacou a importância da campanha “Não finja que não me viu” como um ato para desenvolver o respeito e a empatia e uma grande oportunidade da sociedade civil de forma integrada realizar modificações rumo a uma evolução da própria civilização no que tange as pessoas de mais idade.
Também foi informado pelo assessor jurídico que cerca de 30% das reclamações feitas por idosos à Ouvidoria da Agetransp são referentes ao descumprimento de direitos como a gratuidade e o assento preferencial. Outros pontos foram mencionados nessa audiência, como por exemplo, as ações extraordinárias que a agência tem realizado em conjunto com a Comissão de Pessoas com Deficiência da Alerj. O assessor jurídico Yubirajara destacou ainda que a gestão do conselheiro presidente da Agetransp, Adolpho Konder, tem como um dos principais pilares a acessibilidade e essa questão dialoga diretamente com o direito do idoso.
Participaram da audiência o presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa, deputado estadual Munir Neto, a coordenadora de extensão do Núcleo de Envelhecimento Humano da Uerj, professora Sandra Rabello, entre outros.