Agetransp participa de painel sobre modernização ferroviária, em Vitória (ES)
Nesta quinta-feira (09/10), o conselheiro-presidente da Agetransp, Adolpho Konder, esteve presente na 80ª edição da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que aconteceu em Vitória, no Espírito Santo. Realizado de 6 a 9 de outubro, o maior evento nacional na área de tecnologia foi promovido pelo Sistema Confea/Crea (Conselhos Federal e Regional de Engenharia e Arquitetura), e reuniu participantes de diversas partes do país em debates sobre temas diretamente ligados ao desenvolvimento e à infraestrutura brasileira.
No painel "Caminhos para a modernização ferroviária com regulação e parcerias", entre outras importantes abordagens, estiveram em pauta a mobilização de recursos financeiros para a expansão da malha ferroviária e a importância da elaboração de projetos de qualidade em conjunto com os demais entes federativos e com o setor privado.
Adolpho Konder disse que os transportes por trilhos são os mais eficientes em termos de emissão de gás carbônico por passageiro. “Fazer com que o cidadão escolha o trem ou o VLT é um desafio tarifário”, afirmou.
Já a secretária de Estado Transporte e Mobilidade Urbana, Priscila Sakalem, explicou que “direito e engenharia podem caminhar juntos. Vivemos em um Estado Democrático de Direito. Precisamos fazer lei e, para isso, temos vários agentes. Tem o parlamentar, o poder executivo, a sociedade civil: os Creas, os engenheiros, as entidades, que também podem participar da construção dessas normas”, disse a secretária.
Durante o seminário, o diretor de Dados e Autorregulação da Associação Nacional dos Transportes Rodoviários (ANTF), Paulo Roberto de Oliveira Junior, ressaltou que, embora muitos acreditem que as ferrovias brasileiras são obsoletas, elas estão equivalentes às melhores do mundo, sendo um fator significativo para a competitividade dos produtos nacionais.
O painel, com mediação do presidente do Crea-RJ, Miguel Fernandez, também contou com a participação do diretor-presidente da Ferroeste, André Luis Gonçalves, e do coordenador de Projetos de Sinalização da MRS Logística, Haroldo Ennes.