Agetransp propõe protocolo conjunto com concessionárias para garantir energia em serviços essenciais

Em uma iniciativa da Câmara Técnica de Regulação de Transportes (Catra), da Agetransp, foi realizada, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), a primeira reunião para elaboração de um protocolo conjunto entre as concessionárias reguladas e o Centro de Gerenciamento de Riscos e Emergências de Energia (CGREE). O objetivo é garantir maior integração entre os operadores de serviços públicos essenciais e as distribuidoras de energia elétrica em situações de interrupção no fornecimento.
O CGREE foi criado pelo Decreto nº 48.848, de 15 de dezembro de 2023, com a missão de assegurar o rápido restabelecimento do fornecimento de energia elétrica para serviços públicos essenciais e infraestruturas críticas no Estado do Rio de Janeiro, minimizando os impactos causados por falhas no sistema elétrico.
Durante o encontro, foram apresentadas às concessionárias Metrô Rio, Supervia, CCR Barcas, Rota 116 e CCR Via Lagos a estrutura e as atribuições do CGREE.
Também foram discutidas experiências vivenciadas por cada empresa em situações de crise relacionadas à interrupção de energia elétrica. A proposta visa aprimorar os protocolos internos das concessionárias, especialmente no que diz respeito à comunicação e ao acionamento das distribuidoras de energia durante emergências.