AGETRANSP valoriza estagiários: jovens são levados ao Centro de Controle do MetrôRio

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes do Estado do Rio de Janeiro (AGETRANSP) promoveu, nesta sexta-feira (26/6), uma visita técnica ao Centro de Controle Operacional (CCO) e ao Simulador do MetrôRio para os estagiários participantes do Seminário de Integração Institucional.
A atividade faz parte da política da atual gestão de fortalecer a formação institucional dos estagiários, proporcionando experiências práticas do mercado e aproximando-os da realidade dos serviços regulados e ampliando a compreensão sobre o papel da AGETRANSP no acompanhamento do transporte público concedido. E dá continuidade ao programa de formação iniciado em janeiro deste ano.
Durante a visita, os estagiários conheceram o funcionamento do CCO, responsável pelo monitoramento em tempo real da circulação dos trens, pela gestão de ocorrências e pela coordenação de ações voltadas à segurança, à regularidade e à qualidade do serviço prestado aos usuários. A programação também incluiu uma experiência no simulador utilizado para treinamento dos operadores.
- Queremos aproximar os estagiários da realidade dos serviços regulados, mostrando na prática o impacto da atuação da AGETRANSP na mobilidade e na vida da população - afirmou o conselheiro-presidente da AGETRANSP, Adolpho Konder.
Para o gerente de Planejamento e Segurança Operacional do Metrô Rio, Marcelo Mancini, a visita técnica dos estagiários representa a integração da Agetransp com a concessionária para a valorização profissional. “É sempre um prazer receber da Agetransp os futuros profissionais de várias áreas de ensino, contribuindo para a formação deles por meio da troca de experiências e do conhecimento sobre o funcionamento do sistema metroviário”, disse Mancini.
A visita dá continuidade às etapas anteriores do Seminário, que incluíram a apresentação da estrutura e das atribuições da Agência, além da palestra “O papel da regulação”, ministrada pelo conselheiro Vicente Loureiro.
Segundo a estagiária Talita Vicente, estudante de Direito e que trabalha na Secretaria Executiva da Agetransp, foi bem interessante conhecer a operação do sistema metroviário e o simulador. “São decisões que devem ser tomadas de forma rápida, sempre levando em conta a segurança do usuário”, comentou.
Pedro Henrique Brito, estudante de Engenharia Elétrica, estagiário da Câmara de Transportes e Rodovias (Catra) da agência reguladora, também aprovou a iniciativa: “Achei bastante interessante conhecer a parte tecnológica da concessionária e a dinâmica das questões de segurança que a empresa adota nas ocorrências”, afirmou ele.
Ao longo do ano, o Seminário de Integração Institucional seguirá com novas atividades e visitas técnicas aos diferentes modais regulados pela AGETRANSP, contribuindo para a formação de profissionais mais preparados, conscientes e comprometidos com o setor da alçada da agência e com o interesse público.